
O átomo de Bohr

O átomo de
Thomson
Se quiser saber mais sobre mim, clique na minha caricatura.
Thomson foi o primeiro a observar e estudar o elétron, influenciado pelos trabalhos de Maxwell e pelo descobrimento do raio X ele pesquisou a relação entre sua massa e carga.
A razão entre a massa e a carga do elétron foi estudada antes da observação dos prótons e nêutrons, é por esse motivo que seu modelo atômico é um átomo composto por elétrons inseridos em um líquido de carga positiva.
Seu modelo atômico ficou conhecido como "PUDIM DE PASSAS" , acreditava-se na época que os elétrons se distribuiam niformemente na estrutura atomica. Joseph John Thomson estudava descargas elétricas em tubos de raios catódicos (usados nas televisões e monitores de tubo antigos) quando propos seu modelo. No modelo de Thomson ("pudim de passas") os elétrons teriam configurações estáveis e oscilariam nessas configurações. Esse modelo não estava de acordo com a teoria eletromagnética clássica, pois não é possível haver configuração estável em nenhum sistema de partículas carregadas que possuam apenas a interação eletromagnética. Este modelo não apresentou a radiação eletromagnética que a teoria clássica preve para partículas com carga elétrica que estão em movimento acelerado. O modelo atômico de Thomson logo foi abandonado devido aos resultados promovido pelo experimento de Rutherford, e por não solucionar problemas da época.
