
O átomo de Bohr
Podemos perceber que a história da ciência não nasceu, do que por senso comum, definimos como dercobertas. Todos os estudos que envolveram a busca por um modelo atomico, foram realizados por pessoas engajadas em suas pesquisas.
Não podemos afirmar que os estudos ocorreram de forma cronológica dentro da historia da evolução do modelo atomico. Pelo contrário, no caso do modelo de Rutherford e Bohr possuem caracteristicas parecidas, pelo fato de eles estudaram em épocas bem próximas.
Cada modelo criado para explicar os fenômenos de sua época, foram modelos completos e bem aceitos por um certo período, ate o surgimento de novos fenomenos em que estes não eram suficintes para explicações.
Não podemos afirmar com certeza de que Bohr conhecia os estudos anteriores, mas durante o estudo da hitória da ciência, percebeu-se que os modelos anteirores de átomo ajudaram a fazer com que se busca-se por características novas, que talvez já tivessem até mesmo sido citadas por outros pesquisadores não tão conhecidos.
Mesmo que o modelo fique conhecido como o de Bohr, ou Dalton por exemplo, isso não significa que eles tenham sozinhos trabalhados no modelo. Toda teoria ou modelagem é desenvolvida por mais pesquisadores, além dos renomados nomes que conhecemos.
Concluindo, utilizando o que Isaac Newton disse "Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei nos ombros de gigantes". Nenhuma teoria é isolada, pura de ideias de seus pensadores, absoluta e verdadeira. Como podemos ver, os modelos foram aceitos em épocas e por tempos diferentes, até não serem mais suficientes.