
O átomo de Bohr

O Átomo de
John Dalton
Se quiser saber mais sobre mim, clique na minha caricatura.
Em 1803, John Dalton propôs uma teoria, que leva seu nome e que explica as leis da conservação de massa, essa teoria ficou conhecida como Teoria Atômica de Dalton.
A teoria atômica de Dalton concluia que:
Para Dalton o átomo era uma esfera maciça, homogênea, indestrutível, indivisível e com carga elétrica neutra. O átomo de Dalton pode-se equiparar a uma bolinha de gude,pois essas são maciças e esféricas.

1.Elementos são feitos de partículas minúsculas chamados átomos;
2.Todos os átomos de um dado elemento são idênticos;
3.Os átomos de um dado elemento são diferentes das de qualquer outro elemento; os átomos de diferentes elementos podem ser distinguidos uns dos outros por seus respectivos pesos relativos;
4.Átomos de um elemento pode combinar com átomos de outros elementos para formar compostos; um determinado composto tem sempre a mesma relação do número de tipos de átomos;
5.Átomos não podem ser criados, divididos em pequenas partículas, nem destruídos no processo químico; uma reação química simplesmente muda a forma como átomos são agrupados.
O átomo de Dalton foi um dos modelos iniciais, mas não é atualmente aceito devido a algumas premissas que não foram corroboradas com o avanço de pesquisas. Se tornando insuficiente para explicar alguns fenômenos já observados.
Descobriu-se que o átomo é divisível e descontínuo, o que discorda da premissa número cinco de Dalton. Quando Dalton considerou que todos os átomos de um elemento tem a mesma massa ele não tinha conhecimento da existência do conceito de isótopos. Porém muitas das suas primeiras idéias são aceitas até hoje como o fato dos elementos serem formados por pequenas partículas conhecidas como átomos ou como átomos dos elementos após sofrerem reações químicas permaneceminalterados. E também a Lei da composição definida que explicitaque os compostos são formados pela ligação de átomos de elementos em proporções fixas.